linuxman.gif (21978 bytes)

Voltar ao Índice

4 INICIANDO A INSTALAÇÃO

Este capítulo explica como começar o processo de instalação do CRHL, abordando os seguintes temas:

4.1 A interface do Programa de Instalação

O programa de instalação do CRHL usa uma interface de tela que inclui a maioria dos widgets em tela encontrados em interfaces gráficas. Serão apresentadas:

Cada uma destas funcionalidades será apresentada durante a instalação. Computadores que não possuam mouse deverão utilizar combinações de teclas durante a instalação.

4.1.1 Usando o teclado para navegar

Pode-se navegar durante a instalação usando um conjunto simples de teclas. Em muitas caixas de diálogo há um cursor ou um realce que pode ser utilizando usando-se as teclas de seta ([­] [¯] [¬] [®]). Usando [Tab], e [Alt]-[Tab], pode-se navegar através das funcionalidades (botões,janelas, etc..). Além do mais, os atalhos de teclas de função são apresentados no fundo de cada tela.

Para pressionar um botão, posicione o realce usando [Tab] e tecle [Espaço] ou [Enter]. Para selecionar um item de uma lista, basta mover o realce ao item que se deseje selecionar e teclar [Enter]. Para selecionar o item check box, mova o realce até o check box e tecle [Espaço]. Para deselecionar, tecle [Espaço] novamente.

Teclando-se [F12] os valores atuais são aceitos e prossegue-se até o próximo dialogo; é equivalente ao botão OK.

Nota: A menos que uma caixa de diálogo esteja esperando por informações, não se deve pressionar qualquer tecla durante o processo de instalação -- pode gerar resultados indesejáveis.

4.1.2 Nota sobre consoles virtuais

O sistema de instalação do Conectiva Red Hat Linux contém mais que caixas de diálogo para guiar todo o processo. Na verdade o sistema de instalação apresenta diferentes mensagens de diagnóstico enquanto está sendo executado, disponibilizando possibilidades de entrada de comandos através de um prompt.

Podem ser apresentadas caixas de diálogo, prompts e mensagens em cinco diferentes consoles virtuais, as quais podem ser alteradas mediante a utilização de teclas especiais. Estas consoles virtuais podem ser muito úteis caso seja detectado algum problema durante a instalação, pois as mensagens de instalação no arquivo de log podem ser acessadas utilizando uma das consoles disponíveis.

Console

Teclas

Conteúdo

1

Alt + F1

Diálogos de instalação

2

Alt + F2

Prompt (linha de comando)

3

Alt + F3

Log de instalação (msgs)

4

Alt + F4

Log do sistema (kernel)

5

Alt + F5

Outras mensagens

Figura 5: Lista de consoles virtuais

4.2 Iniciando o programa de instalação

Para começar a instalação, é necessário primeiro inicializar o programa de instalação. Assegure-se de ter todos os recursos necessários à instalação, conforme descritos no capítulo 3.

Carregar o programa de instalação

Para iniciar a instalação do CRHL, insira o disquete de boot ou o CD-ROM, caso sua BIOS aceite boot via CD-ROM, no drive e reinicialize o computador. Aparecerá uma tela contendo o boot e o prompt. A tela contém diversas opções de boot. Cada opção tem uma ou mais telas de ajuda associadas. Para acessar uma tela de ajuda, pressione a tecla listada na linha no fundo da tela. Deve-se manter duas coisas em mente:

A tela inicial automaticamente iniciará o programa de instalação, caso não seja tomada nenhuma ação em um minuto. Para evitar isto, aperte uma das teclas de função da tela de ajuda.

Normalmente, basta apertar [Enter] para reinicializar. Observe as mensagens de boot e veja se o kernel do Linux detecta seu hardware. Se ele não detectar, pode-se reiniciar a instalação no modo expert. O modo expert desativa a maioria dos hardwares investigados, e dá a opção para selecionar os drivers carregados durante a instalação. Para entrar no modo expert use o seguinte comando de boot:

boot: expert

Note: As mensagens iniciais de boot não conterão qualquer referências a SCSI nem para placas de rede. Estes dispositivos suportam módulos que são carregados durante o processo de instalação.

As opções também podem ser passadas ao kernel. Por exemplo, para instruir o kernel a usar toda a RAM num sistema de 128MB, digite:

boot: linux mem=128M

Depois de selecionadas quaisquer opções, tecle [Enter] para reinicializar. Se for necessário especificar as opções de boot para identificar o hardware, por favor anote-as pois serão necessárias mais tarde.

4.2.1.1 Instalando sem o uso do disquete de boot, com o MS-DOS

Alternativamente, se você tem MS-DOS instalado em seu computador, você pode reinicializar o sistema de instalação diretamente do CD sem usar disquetes.

Para fazer isto, use os seguintes comandos:

C:\> d:

D:\> cd \dosutils

D:\dosutils> autoboot.bat

Note que este método não funcionará se rodar numa janela DOS, o arquivo autoboot.bat deve ser executado somente no sistema operacional DOS. Em outras palavras, no Windows não roda.

Note: O CD-ROM do CRHL/Intel também pode ser reinicializado por computadores mais sofisticados que suportam reinicialização de CD-ROMS. Mas nem todos os computadores suportam este recurso, então você terá que usar um disquete de boot (ou autoboot do DOS).

4.3 Iniciando a instalação

Após a inicialização, o processo de instalação iniciará perguntando se um monitor colorido está sendo utilizado (Veja na figura 6). Sim é o padrão. Se não for possível distinguir o cursor ou uma área iluminada, pressione [Tab] uma vez e então [Enter] para prosseguir. O próximo passo é uma mensagem de boas vindas. Pressione [Enter] para iniciar a instalação. Caso se deseje cancelar o processo, simplesmente ejete o disco de boot e reinicialize o equipamento.

Figura 6:Iniciando a Instalação

4.3.1 Selecionando um teclado

Após o diálogo de boas vindas, o programa de instalação apresenta a opção de seleção de teclado (veja na figura 7). Selecione o teclado desejado e pressione [Enter]; o teclado selecionado será carregado automaticamente, quer no processo de instalação do Conectiva Red Hat Linux , quer na inicialização normal do sistema.

Se for necessário alterar o teclado após a inicialização de seu Conectiva Red Hat Linux, executar o comando /usr/sbin/kbdconfig.

Figura 7:Selecionando um teclado

4.3.2 Suporte a PCMCIA

A seguir o processo indagará se é necessário o suporte a PCMCIA. Caso esteja sendo utilizado um equipamento com interface PCMCIA (por exemplo, uma placa de rede para instalação via NFS, ou um cartão PCMCIA SCSI para instalação do CD-ROM), é necessário responder Sim; o programa de instalação solicitará a inserção do segundo disco (disco suplementar). Será necessário aguardar até que a próxima caixa de diálogo apareça, antes de selecionar o cartão PCMCIA.

4.4 Selecionando um métodos de instalação

O Conectiva Red Hat Linux pode ser instalado através de cinco métodos básicos (vide seção 3.3, Métodos de Instalação), alguns dos quais requerem o disco suplementar.

Resumidamente temos:

Instalação

Disco Suplementar é necessário?

CD-ROM

Não

NFS

Não

Disco Rígido

Sim

FTP

Sim

SMB

Sim

A próxima caixa de diálogo, perguntará sobre o método de instalação desejado (veja na figura 8). Selecione a opção apropriada e a seguir OK ou pressione [Enter]. Caso seja selecionada opção FTP, disco rígido ou suporte a PCMCIA, o processo de instalação solicitará o disco suplementar.

CD-ROM

Se você tem um drive de CD-ROM e o CD-ROM do CRHL, não será necessário o disquete suplementar. Vá para a seção 4.4.1 referente a instalação por CD-ROM.

NFS

Se a instalação for efetuada pela rede, será necessário montar o CRHL CD-ROM em uma máquina que suporte o padrão ISO-9660 para sistemas de arquivos com extensões Rock Ridge. Esse equipamento deverá suportar ainda NFS. O CD-ROM deverá ser exportado através do NFS, assim como será necessário conhecer o endereço IP e o caminho do CD-ROM ou ter o nameservice configurado. O disco de boot também será utilizado.

Disco Rígido

Para instalação a partir de um disco rígido serão necessários os discos de boot e o suplementar.

FTP

Para uma instalação via FTP, são necessários os discos de boot e o suplementar e um nome de servidor válido ou o endereço IP do servidor FTP que será utilizado, assim como o caminho do diretório onde o CRHL esteja instalado no servidor.

Figura 8: Selecionando um método de instalação

4.4.1 Instalando via CD-ROM

Se você for instalar a partir de um CD-ROM, selecione CD-ROM e Ok. O programa de instalação então investigará seu sistema, e tentará identificar seu drive de CD-ROM. Se não puder, será questionado o tipo de CD-ROM que você tem. Você pode escolher a partir das seguintes opções:

IDE (ATAPI)

Muitos CD-ROMs disponíveis para sistemas Intel e compatíveis são equipamentos IDE (também conhecidos como ATAPI). O processo pesquisará por um CD-ROM disponível em todas as interfaces IDE antes de finalizar.

SCSI

Selecione esta opção se o CD-ROM estiver conectado a uma interface SCSI; o processo de instalação solicitará que seja escolhido um driver SCSI. Selecione um compatível com o adaptador SCSI instalado. Podem ser informadas opções para o driver, caso necessário, porém a maioria dos drivers detecta as interfaces SCSI automaticamente.

Outro

Caso o CD-ROM não seja nem IDE, nem SCSI, então escolha "Outro". O programa de instalação apresentará uma lista de drivers disponíveis e, se necessário, especifique um driver.

Uma vez identificado o drive CD-ROM, será solicitada a inserção do CD-ROM CRHL.. Selecione Ok quando estiver pronto. Após isso, a próxima caixa de diálogo aparecerá. Para continuar a instalação vá para o Capítulo 5.

Nota: Lembre-se que, se sua BIOS suportar, você poderá dar boot pelo próprio CD-ROM, sem necessidade de nenhum disquete.

4.4.2 Instalando pela rede via NFS ou FTP

As instalações FTP e NFS são semelhantes, ambos requerem informações relacionada à rede. Portanto, serão apresentados simultaneamente. Selecione o método de instalação preferido, clique OK, e tecle [Espaço]. Se for feita uma instalação via NFS, vá para a seção 4.4.4. Se for uma instalação via FTP, veja a seguir:

4.4.3 Instalação via FTP

Para uma instalação via FTP, são necessários os discos de boot e o suplementar e um nome de servidor válido ou o endereço IP do servidor FTP que será utilizado, assim como o caminho do diretório onde o CRHL esteja instalado no servidor.

Neste ponto siga o indicado na seção 5 - Continuando a instalação e retorne para esta página.

Até o momento foram executados os seguintes passos:

Vá para a seção 4.4.5. Esta seção o guiará pelas caixas de diálogo necessárias para a configuração de rede.

A seguir será apresentada a caixa de diálogo de Informação FTP. Aqui é onde é indicado o servidor de instalação via FTP (veja a Figura 9). Entre com o nome ou endereço do IP do servidor FTP, e o nome do diretório que contém o CRHL. Por exemplo, se o site de FTP contém o diretório /pub/mirrors/crhl/i386/Marumbi entre com

/pub/mirrors/crhl/i386. Se não está sendo utilizado FTP anônimo, e nem é usado um servidor proxy (caso se esteja atrás de um firewall, por exemplo), assinale o check box e outra caixa de diálogo pedirá a conta de FTP e informações sobre o proxy.

Figure 9: Instalação via FTP

Se tudo foi especificado adequadamente, você deve ver uma mensagem indicando que base/hdlist está sendo lido. Agora retorne à seção 5.5 para continuar a instalação.

4.4.4 Instalando via NFS

Se você está instalando o CRHL através de um NFS-sever, selecione NFS image e clique OK.

4.4.5 Configurando um drive de rede

Para instalação via NFS, é obrigatório ter-se um placa de rede suportada instalada no equipamento. O processo de instalação solicitará a escolha de um driver de suporte à placa de rede e as informações necessárias para que o driver localize e reconheça a placa. Na maioria das vezes o driver consegue localizar automaticamente a placa de rede através de testes, porém é possível que o teste de hardware congele o equipamento. Caso isso ocorra, reinicialize o equipamento novamente e especifique um driver adicional quando atingir este passo (veja apêndice A).

4.4.6 Configurando o TCP/IP

Após o processo de instalação localizar a placa de rede, ele apresentará uma caixa de diálogo para configuração do protocolo TCP/IP. Esta informação é utilizada somente durante a execução do processo de instalação, porém será possível configurar os parâmetros de redes definitivos adiante. Esta facilidade permite grande flexibilidade, caso se deseje instalar a partir de um ponto da rede diferente do ponto definitivo. A figura 10 apresenta alguns exemplos de informações de rede:

Campo

Valor de Exemplo

Endereço IP

10.0.2.15

Netmask

255.255.255.0

Gateway Padrão

10.0.2.254

Servidor de Nomes Primário

10.0.2.1

Nome do Domínio

conectiva.com.br

Nome do Host

crhl.conectiva.com.br

Figura 10: Exemplos de informação de rede

O primeiro diálogo solicita um endereço IP. Informe-o e pressione [Enter]. O processo de instalação indicará uma Netmask baseada no IP informado, a qual poderá ser alterada caso esteja incorreta. Pressione [Enter]. O processo de instalação indicará um endereço IP para o Gateway padrão e para o servidor de nomes primário (baseado em padrões mundiais), os quais podem ser alterados caso não estejam corretos. Clique em OK para continuar.

Figura 11: Configurando o TCP/IP

O segundo diálogo solicitará as informações de nome do domínio, nome do host e outras informações de rede (veja a figura 12). Informe o nome do domínio e pressione [Enter]; o processo de instalação assumirá o nome de domínio no campo nome do Host. Informe o nome do Host em frente ao nome do domínio e teremos então o nome de domínio qualificado. Caso a rede utilize mais de um servidor de nomes, é possível adicionar os endereços IP desses servidores nos campos nome do servidor de nomes secundário e nome do servidor de nomes terciários. Escolha Ok e continue.

Figura 12: Configuração da rede

4.4.7 Servidor NFS

O próximo diálogo solicitará informações sobre o servidor NFS (veja na figura 13). Informe o nome ou o endereço IP do servidor NFS, e o nome do diretório exportado que contém o CD do Conectiva Red Hat Linux. Por exemplo, se o servidor NFS tem o CD Conectiva Red Hat Linux montado em /mnt/cdrom, entre /mnt/cdrom no campo diretório do Conectiva Red Hat Linux.

Caso o servidor NFS esteja exportando um mirror da árvore de instalação do Conectiva Red Hat Linux, ao invés do CD, é necessário informar o diretório que contém o Conectiva Red Hat Linux. Por exemplo, se o servidor contém o diretório /mirror/crhl/i386/crhl, informe /mirror/crhl/i386. Observe o conteúdo do Capítulo 5 para continuar a instalação.

Figura 13: Instalação via NFS

4.4.8 Instalando via disco rígido

Caso a instalação esteja sendo efetuada a partir de um disco rígido local selecione Disco Rígido e clique OK.

Antes de começar o programa de instalação, é necessário copiar todos os arquivos necessários para uma partição do disco rígido local . Se isso não foi feito, por favor retorne a seção 3.3.5. A instalação através de disco rígido requer um disquete suplementar, por favor insira-o em seu drive e selecione OK. Uma barra de avanço será exibida enquanto o disquete suplementar é carregado.

Prossiga até o Capítulo 5 e siga a seção 5.4 retornado a seguir.

Neste ponto foram executados os seguintes passos:

Uma caixa de diálogo com o título Selecione a Partição é exibida (Veja na figura 14). Entre com o nome do dispositivo da partição que ocupa a árvore do diretório RedHat. Há também um campo chamado de Diretório. Se o diretório RedHat não estiver na raiz daquela partição, por exemplo, /teste/novo/RedHat, entre com o caminho do diretório RedHat, exemplo, /teste/novo.

Figura 14: Selecionando partições para instalação de disco rígido

Se o programa de instalação for incapaz de achar os arquivos necessários na partição e diretório especificados, a caixa de diálogo Selecione a Partição retornará para que sejam efetuadas as correções necessárias.

Se tudo foi especificado adequadamente, será apresentada uma mensagem indicando que os pacotes estão sendo examinados. Agora vá para a seção 5.5 para continuar instalação.