linuxman.gif (21978 bytes)

Voltar ao Índice

11 Glint

O Conectiva Red Hat Linux disponibiliza uma ferramenta de ajuda na instalação, remoção, atualização, pesquisa e verificação de pacotes chamada glint (Graphical Linux Installation Tool – ferramenta gráfica de instalação para Linux) a qual é executada sobre o sistema X Windows. A interface é similar aos pacotes populares de gerenciamento de arquivos e é simples de utilizar.

As ações são executadas através da seleção dos pacotes e da operação a ser executada através de botões. A instalação de um pacote cria todos os componentes necessário no sistema. A desinstalação remove todos os arquivos exceto os de configuração que tenham sido modificados. A atualização de um pacote instala todas as versões mais recentes e desinstala as versões anteriores, permitindo uma atualização rápida das versões mais recentes dos pacotes. A operação de pesquisa permite examinar os detalhes dos pacotes instalados ou disponíveis.

Utilizar glint para executar estas operações é o mesmo que utilizar RPM a partir da linha de comando, porém através de uma interface gráfica.

O caminho natural de utilizar o glint é através da apresentação dos pacotes e arquivos disponíveis e arquivos. Após a seleção do pacote desejado, pressiona-se o botão ou seleciona-se a operação através de menu.

11.1 Inicializando glint

Para inicializar o glint, execute glint & em qualquer terminal X Windows. Será apresentada a janela da figura 60. Qualquer usuário pode utilizar o glint para pesquisas e verificações, mas as operações de instalação, atualização e desinstalação devem ser executadas como superusuário root.

Há duas áreas na interface glint. A primeira à esquerda, permite mostrar e selecionar os pacotes instalados no sistema. A segunda parte, à direita, permite a manipulação dos pacotes selecionados.

Figura 60: Janela principal do glint

11.2 O pacote display

Cada ícone de pasta representa um grupo de pacotes. Cada grupo contém outros grupos, o que permite uma localização flexível de pacotes. Grupos são utilizado para agrupar pacotes de funções similares. Por exemplo o Conectiva Red Hat Linux inclui muitas aplicações como editores e planilhas de cálculo. Todas elas aparecem no grupo "Applications" . Dentro desse grupo há outro grupo com todos os editores.

Por convenção grupos são escritos da mesma forma nos caminhos paths UNIX. O grupo principal é gravado antes e os grupos subsequentes aparecem após separados por /. Isso significa que programas gráficos baseados em X Windows aparecem no grupo X11/Applications/Graphics.

Para visualizar os pacotes e subgrupos em um grupo, basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do grupo. A janela será atualizada para o conteúdo do grupo. A primeira linha mostrará qual o grupo que está sendo examinado assim como outros grupos que estejam acima do grupo atual. Para retornar deve clicar duplamente sobre a pasta "Back", a qual sempre aparece no canto superior esquerdo do grupo que esteja sendo examinado.

Caso se deseje examinar um subgrupo em uma nova janela basta clicar duplamente com o botão médio do mouse sobre o ícone. Caso o mouse não tenha o botão médio, clique sobre os dois botões simultaneamente.

11.2.1 Menus sensíveis ao contexto

Pressionando-se o botão direito do mouse sobre qualquer ícone na janela de pacotes aciona-se um pequeno menu sensível ao contexto. Os itens exatos dependem onde se esteja ao acioná-lo. Todos contêm opções para selecionar e cancelar a seleção de um item, e muitos trazem as opções de instalar, atualizar, remover, pesquisar e verificar o item.

Para escolher um item a partir de um menu, pressione e segure o botão direito do mouse sobre um ícone, movimentando-o sobre o item desejado (o qual se tornará luminoso). Solte o botão direito após selecionar o item e o menu desaparecerá.

11.2.2 Selecionando pacotes

Para selecionar um único pacote, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone. Uma borda fina aparecerá conforme apresentado na figura 61. Para cancelar a seleção deve-se clicar novamente o botão esquerdo do mouse e a borda desaparecerá. O número de pacotes selecionados é apresentado na base da janela. Um ícone de grupo apresenta o número de pacotes selecionado no grupo ou All se todos os pacotes foram selecionados.

O menu sensível ao contexto também permite a seleção ou cancelamento, utilizando-se as opções select e unselect. Estas opções sobre um ícone de grupo ativa ou desativa a seleção sobre todos os pacotes do grupo.

Figura 61: Selecionando pacotes no glint

11.2.3 Visualizando os pacotes disponíveis

Figura 62: Janela de Disponibilidades

Para verificar quais são os pacotes disponíveis para instalação basta pressionar o botão Available da janela principal do glint. Após alguns momentos uma nova janela será apresentada conforme a figura 62. As diferenças nos títulos e botões indica que esta janela possui pacotes que podem ser instalados. Caso alguma mensagem de erro ocorra veja a seção a seguir.

11.3 Configurações

A única informação necessária para o glint é o caminho para as novas RPMs. Ao utilizar o CD do Conectiva Red Hat Linux, este caminho provavelmente será /mnt/cdrom/RedHat/RPMS, o qual é o caminho padrão para o glint. Caso as novas RPMs estejam em outro caminho é necessário alterá-lo.

Figura 63: Configuração

Para alterar o caminho é necessário fechar todas as janelas abertas do glint com o botão avaiable. Pressione Configuration da última janela aberta e será apresentada a janela de diálogo da figura 63. Deve ser informado o caminho das RPMs. Pressione Save para salvar o caminho para as próximas sessões do glint. O botão Default restaura o valor padrão do caminho.

Após a alteração pode ser utilizado o botão Availablepara examinar os pacotes disponíveis na nova localização.

11.4 Manipulando pacotes

11.4.1 Consultando pacotes

A maneira mais simples de consultar um pacote ou um grupo é utilizar a opção query do menu sensível ao contexto. Caso se deseje executar consultas de diversos pacotes ou grupos selecione-os todos e utilize a opção Query em algum deles.

Após a seleção será apresentada uma janela conforme abaixo:

Figura 64:Janela de Consulta

A esquerda da janela contém uma lista dos pacotes que foram consultados. Selecionando-se um deles mudará a informação do restante da janela. Pode-se caminhar entre os pacotes através dos botões Next (próximo) e Previous (Anterior).

O nome, versão e release do pacote selecionado estarão na janela central. Imediatamente abaixo estará a descrição do pacote, a qual poderá ser um pouco extensa. Abaixo aparecerá a lista dos arquivos do pacote, contendo nome completo e algumas informações. Caso um D apareça significa que se trata de um arquivo de documentação, se aparece um C, trata-se de um arquivo de configuração e caso apareça um * significa que aquele arquivo não está instalado no sistema. Isso pode ocorrer caso seja uma versão mais recente que a dos arquivos já instalados do mesmo pacote.

Figura 65: Detalhes de Pesquisa

Ao clicar-se sobre o botão Details, mais informações sobre o pacote são apresentadas, conforme mostrado na figura 65. Caso se selecione outro pacote na janela de pesquisa o conteúdo da janela de detalhes será atualizado automaticamente.

Pode-se ainda utilizar-se os botões de seleção, cancelamento de seleção e verificação de pacotes. Para concluir basta clicar sobre o botão Close.

11.4.2 Verificando pacotes

A verificação de pacotes consiste na checagem de todos os arquivos do pacote. O checksum, tamanho, permissões, dono e grupo são checados com a base de dados. A escolha dos pacotes faz-se exatamente da mesma maneira que na pesquisa de pacotes, devendo ser utilizado o botão Verify do menu sensível ao contexto. Surgirá uma janela similar a da figura 66.

As três colunas da janela descrevem o pacote, o arquivo e o problema encontrado. O arquivo que estiver sendo checado no momento é apresentado na última linha da janela.

Figura 66: Janela de Verificação

Os tipos de problemas que podem ser encontrados são:

Problema Description
Missing o arquivo não foi encontrado
Mode as permissões foram alteradas
Size o tamanho do arquivo foi alterado
Uid a uid do dono foi alterada
Gid a gid do dono foi alterada
md5 o checksum do arquivo foi alterado
Link o arquivo é um link simbólico para o lugar errado

Figura 67: Problemas encontrados na verificação

Para maiores informações sobre os problemas encontrados em um arquivo, bastar clicar duplamente sobre o caminho do arquivo e uma janela similar à figura 68 será apresentada.

Figura 68: Detalhes da Verificação

11.4.3 Instalando novos pacotes

Para instalar novos pacotes é necessário inicialmente verificar os pacotes disponíveis (conforme a seção 11.2.3) e selecionar aqueles que se deseje instalar. A figura 69 apresenta uma tela com alguns pacotes selecionados para instalação.

Após o início do processo de instalação, uma janela similar à figura 70 será apresentada. Ela apresenta o progresso do processo de instalação. A barra ao topo mostra quanto do pacote listado foi instalado, enquanto que a barra na base representa quanto do total de pacotes já foi instalado. O número de pacotes, tamanho e tempo estimado são atualizados continuamente.

Caso um problema ocorra durante o processo de instalação, uma janela será apresentada listando todos os erros que ocorreram. Caso isso ocorra é necessário que o problema seja corrigido e reiniciado o processo de instalação.

Após o término do processo de instalação, os pacotes e grupos que foram instalados são movidos da janela de pacotes disponíveis para a janela principal do glint, mostrando que foram instalados corretamente.

11.4.3.1 Atualizando pacotes

Para atualizar um software, é necessário selecionar os pacotes desejados na janela de softwares disponíveis, sendo que os botões Upgrade à direita ou no menu sensitivo a contexto tornar-se-ão disponíveis, bastando pressioná-los.

Durante a atualização, uma barra de processo de instalação mostra quanto do pacote selecionado já foi instalado. Após o término do processo de atualização, os pacotes e grupos que foram atualizados aparecerão na janela principal do glint, e todas as antigas versões serão removidas.

É aconselhável utilizar a opção de atualização ao invés de desinstalar e instalar o pacote, uma vez que com essa opção são preservados os arquivos de configuração customizados anteriormente.

Caso o espaço em disco acabe durante a instalação, o processo terminará com erro. Após a liberação do espaço é aconselhável optar pela atualização do software.

11.4.4 Desinstalando pacotes

A desinstalação de um softwares compreende a remoção de todos os arquivos que não são necessários por outros softwares e na cópia dos arquivos de configuração para <arquivo>.rpmsave para uma possível utilização posterior.

A seleção para remoção pode ser feita através do menu sensível ao contexto, porém recomenda-se atenção redobrada na operação, pois a seleção de um grupo pode levar à remoção de todos os softwares contidos naquele.

Após o início do processo de desinstalação o glint apresenta a tela de confirmação similar à listada na figura 71, listando todos os pacotes que serão desinstalados e solicitando confirmação do processo. Pressionando o botão Yes iniciará o processo de remoção. Após o término, os pacotes e grupos serão removidos das janelas de softwares instalados.

Figura 69:Pacotes selecionados para instalação

Figura 70: Progresso na Instalação

Figura 71: Janela de Desinstalação