linuxman.gif (21978 bytes)

Voltar ao Índice

6 FINALIZANDO A INSTALAÇÃO

6.1 Configurando o mouse

A seguir, o programa de instalação irá testar o sistema e tentará encontrar um mouse. Caso algum mouse seja detectado, uma caixa de diálogo é apresentada, definindo a porta em que o dispositivo foi encontrado. Pressione [Barra de espaço] para continuar.

Caso sejam necessárias, informações adicionais como protocolo e número de botões serão solicitadas.

Caso se deseje mudar a configuração do mouse após a inicialização do Conectiva Red Hat Linux, basta executar o comando /usr/sbin/mouseconfig.

6.2 Configurando X Window

Após selecionar o mouse e caso os pacotes X Window estejam instalados, pode-se configurar o servidor X. Se o Sistema X Window não estiver instalado, pode-se ir diretamente para a seção 6.3

6.2.1 Configurando o servidor Metro-X

É possível instalar uma cópia do Metro X servidor, um servidor X comercial da Metrolink para o Conectiva Red Hat Linux.

6.2.2 Configurando o servidor XFree86

Caso se deseje utilizar o Xfree86 (devido ao não suporte do Metro-X à placa de vídeo ou já haver instalado o Metro-X em outra máquina), o processo de instalação iniciará a execução do utilitário Xconfigurator, o qual é descrito em detalhes no capítulo 7, seção 7.2.

O Xconfigurator inicialmente tentará detectar o tipo de placa disponível no sistema. Caso não consiga, será apresentada uma lista de placas de vídeo. Selecione uma placa de vídeo da lista e pressione [Enter]. Se a placa de vídeo do sistema não aparecer na lista, o Xfree86 pode não suportá-la. Porém se você tiver conhecimento técnico suficiente sobre sua placa de vídeo, pode-se escolher a opção de Placa Fora da Listas e tentar configurá-la.

Uma vez que a placa de vídeo esteja selecionada, o processo de instalação instalará o servidor Xfree86 apropriado e o Xconfigurator apresentará uma lista de monitores suportados. Se o monitor disponível aparecer na lista , selecione-o e pressione [Enter]. Caso contrário pressione Customizar. Neste caso o Xconfigurator solicitará informações sobre as faixas de sincronismo horizontal e vertical (estes valores normalmente acompanham a documentação do monitor).

Não é recomendado selecionar um monitor similar ao disponível, a menos que se esteja completamente seguro de que o monitor selecionado não excede às capacidades do equipamento disponível. Caso isso seja feito é possível sobrecarregar o monitor e danificá-lo ou mesmo inutilizá-lo definitivamente.

Após o Xconfigurator solicitará a quantidade de memória de vídeo instalada na placa de vídeo. Se não estiver seguro, por favor consulte a documentação que acompanha a placa de vídeo. Se for escolhida mais memória do que a disponível o Xfree86 poderá não funcionar corretamente.

Se a placa de vídeo selecionada tiver um chip com relógio o Xconfigurator apresentará uma lista de chips disponíveis. Recomendamos a opção de Sem configuração "Clockship", uma vez que o Xfree86 pode detectar automaticamente o chip na maior parte dos casos.

Finalmente o Xconfigurator solicitará o modo de vídeo que se deseja utilizar. Selecione um ou mais modos pressionando [Espaço]. O Xconfigurator então criará um arquivo de configuração em /etc/X11/XF86Config com as opções selecionadas.

6.3 Configurando a rede

Após a configuração do Servidor X, o processo de instalação apresentará a opção de configuração (ou reconfiguração) da rede. Se a instalação estiver sendo realizada de um disco rígido local ou de um CD-ROM, o processo de instalação perguntará se o suporte à rede deve ser instalado. Caso se escolha Não o Conectiva Red Hat Linux será executado em modo "stand alone". Caso se escolha Sim, será necessário configurar a rede conforme a descrição a seguir.

Se a instalação estiver sendo feita via FTP ou NFS, a configuração temporária da rede já foi efetuada. O processo de instalação apresentará três opções:

6.3.1 Diálogos de configuração de rede

Caso se escolha configurar a rede neste ponto, serão apresentadas diversas caixa de diálogo, conforme o descrito na seção 4.4.6. por favor observe o ali contido durante a configuração.

6.4 Configurando o relógio

O processo de instalação apresentará uma caixa de diálogo que auxiliará na configuração do sistema de horários do Conectiva Red Hat Linux.

É possível ajustar o relógio do hardware (CMOS) para GMT (Greenwich Mean Time), também conhecido como UTC (ou Coordenada Universal de Horário), selecionando Ajuste do Relógio para GMT. Ajustar o relógio para GMT significa que o Conectiva Red Hat Linux se ajustará automaticamente ao horário de verão, caso a zona de horário selecionada o utilize. Muitas rede utilizam o GMT.

Selecione a zona de horário a partir da lista e pressione [Enter].

Se desejar alterar a configuração de zona de horário, após a inicialização do Conectiva Red Hat Linux, utilize o comando /usr/sbin/timeconfig.

6.5 Selecionando serviço inicializados automaticamente

Logo após será apresentada uma caixa de diálogo intitulada Serviços (figura 30). Esta caixa contém uma lista de serviços com um checkbox para cada um. Role por esta lista, e verifique cada serviço que você gostaria que iniciasse automaticamente em seu sistema CRHL. Se você não está seguro sobre um serviço em particular, mova o realce até ele e tecle [F1], quando será apresentado uma descrição breve do serviço.

Figura 30: Selecionando serviços

Note que se pode rodar /usr/sbin/ntsysv ou sbin/chkconfig após a instalação e alterar os serviços que serão iniciados automaticamente na inicialização do sistema.

6.6 Configurando uma impressora

Após configurar a rede, o processo de instalação apresentará a opção de instalação de impressoras. Caso seja escolhido Sim, uma série de diálogos será apresentada. As seguintes informações se aplicam a todas as impressoras:

Depois que selecionar um tipo de impressora, será apresentada uma caixa de diálogo entitulada "Opções de Impressora Padrão'' (figura 31). Entre com o nome da fila e o diretório spool que deseja usar, ou aceite a informação padrão.

Figura 31: Opções da Inpressora Padrão

A caixa de diálogo seguinte depende da conexão de impressora selecionada. Vá para a seção que corresponde ao tipo selecionado.

Local -- seção 6.6.1.

Impressora remota -- seção 6.6.2.

LAN Manager -- seção 6.6.3.

6.6.1 Impressoras locais

Se foi selecionada "Local" , uma caixa de diálogo semelhante ao da figura 32 será apresentada.

Figura 32: Dispositivo Local de Impressão

Entre o nome do dispositivo de impressora no campo fornecido. Determine quais portas de impressora estão disponíveis no computador. Selecione Próximo, e tecle [Espaço]. Agora vá até a seção 6.6.4 para continuar.

6.6.2 Impressoras remotas

Caso tenha sido selecionada "Impressora remota" , será apresentada uma caixa de diálogo semelhante ao da figura 33.

Figura 33: Opções de Impressora Remota

Informe o nome do computador em que a impressora está diretamente ligada no campo "Computador remoto'' e o nome da fila no computador remoto que é associado com a impressora remota no campo "fila remota''. Selecione Próximo, e tecle [Espaço]. Agora vá ate a seção 6.6.4 para continuar.

6.6.3 Impressoras SMB (LAN Manager)

Caso se tenha selecionado "LAN Manager", você verá uma caixa de diálogo semelhante ao da figura 34.

Figura 34: Opção de Impressoras SMB (LAN Manager)

Entre com as informações necessárias nos campos fornecidos. Selecione Próximo, e tecle [Espaço].

6.6.4 Finalizando a instalação

A seguir será apresentada uma caixa de diálogos intitulada "Configuração de impressora" (figura 35). Selecione o tipo de impressora mais semelhante a disponível. Selecione Próximo, e tecle [Espaço] para continuar.

Figura 35: Configurando a Impressora

Depois de selecionar o tipo de impressora, será apresentada uma caixa de diálogo semelhante ao da figura 36. Informe o tamanho do papel e resolução desejados. O checkbox do campo Ajuste de Retorno deverá ser acionado caso a impressora não execute o retorno do carro após cada quebra de linha.

Figura 36: Configuração de Impressão

Finalmente, será apresentada a caixa de diálogo contendo todas as informações referentes a impressora (figura 37). Confira as informações e caso tudo esteja correto, selecione Ok. Caso mudanças sejam necessárias selecione Editar. Pode-se selecionar ainda Cancelar, para sair da configuração sem realizar as alterações.

Caso a opção Ok seja selecionada, surgirá a opção de configurar uma nova impressora ou pode-se continuar com o processo de instalação.

Figura 37: Verificando Informações de impressora

6.7 Definindo a senha do root

O processo de instalação solicitará a informação de senha do usuário root (superusuário), a qual será utilizada no primeiro acesso ao Conectiva Red Hat Linux.

A senha deverá ser informada duas vezes e deverá ter no mínimo 6 caracteres, que não serão ecoados na tela. Caso as senhas informadas não coincidam, o processo de instalação solicitará que a senha seja informada novamente.

A senha deve ter um conteúdo que possa ser relembrado facilmente, porém não pode ser tão simples que possa ser descoberta por terceiros. Seu nome, telefone, qwerty, password, senha, root, 123456 e anteater são exemplos de senhas pobres. Boas senhas misturam números, letras maiúsculas e minúsculas e não contém palavras presentes em dicionários, como por exemplo: Aard387vark ou 420BMttNT. É importante lembrar que as senhas são sensíveis à caixa, ou seja A é diferente de a. Anote a senha e guarde em local seguro.

É importante lembrar que o root (superusuário) tem completo acesso a todo o sistema. Por esta razão este usuário deve ser utilizado exclusivamente para executar tarefas de administração e manutenção do sistema; assim arquivos fundamentais não podem ser alterados ou removidos inadvertidamente. Por favor verifique a Seção 10.1. para instruções sobre a criação de usuários após a inicialização do sistema.

6.8 Instalando o LILO

Para inicializar o Conectiva Red Hat Linux, normalmente é necessário instalar o LILO (LInux LOader). É possível instalar o LILO em uma das seguintes áreas:

Registro Master de Inicialização (MBR)

É o local indicado para a instalação do LILO, a menos que outro sistema de boot já esteja instalado nessa área (por exemplo o Boot Manager do OS/2). Quando o sistema é inicializado, o LILO apresenta o prompt "boot:" quando podem ser inicializados o Conectiva Red Hat Linux ou outros sistemas operacionais configurados. Tecle Tab para verificar os sistemas disponíveis.

O primeiro setor da partição Root

É a área recomendada, caso já esteja instalado outro sistema de inicialização, como por exemplo o Boot Manager do OS/2. É necessário então configurar aquele sistema de inicialização para inicializar o LILO e o Conectiva Red Hat Linux.

Uma caixa de diálogo aparecerá para selecionar a tipo de instalação de LILO desejada (figura 38). Selecione o local que você deseja instalar o LILO e tecle OK. Se você não deseja instalar o LILO, tecle Passar.

Figura 38: Instalação do LILO

Nota: Se você optar por Passar, você não será capaz de reinicializar seu CRHL, e necessitará usar outro método de reinicialização (como um disquete de inicialização).

6.8.1 Adicionando opções à linha de comando de boot LILO

Finalmente, o processo de instalação apresentará a opção de adicionar opções padrão à inicialização pelo LILO. Quaisquer opções serão sempre passadas ao kernel do Linux toda vez que o sistema for inicializado. Caso se tenha um drive LBA, assinale Utilizar modo linear e pressione OK ao terminar.

Figura 39: Opções do LILO

6.8.2 Alternativas ao LILO

Caso não se deseje utilizar o LILO para inicializar o Conectiva Red Hat Linux, há algumas alternativas:

LOADLIN

Pode inicializar o Conectiva Red Hat Linux a partir do MS-DOS. Infelizmente necessita de uma cópia do kernel do Conectiva Red Hat Linux (e um disco virtual em memória RAM, caso se utilize um adaptador SCSI) disponível na partição MS-DOS. A única forma de conseguir isto é inicializar o sistema com o Conectiva Red Hat Linux e então copiar o kernel para a partição MS-DOS. LOADLIN está disponível em ftp://sunsite.unc.edu/system/Linux-boot/ e em seus mirrors.

SYSLINUX

É um programa MS-DOS muito parecido com o LOADLIN, também disponível em ftp://sunsite.unc.edu/system/Linux-boot/ e em seus mirrors.

Carregadores Comerciais

Outras opções como por exemplo o System Commander, são capazes de inicializar o Linux, mas podem necessitar do LILO instalado na partição Conectiva Red Hat Linux.

6.9 Finalizando

Após concluir a instalação do LILO, o processo de instalação irá reinicializar o sistema. Por favor não esqueça de remover os disquetes de instalação da unidade.

No prompt boot: pressione [Enter] e acompanhe a inicialização do sistema Conectiva Red Hat Linux. Quando for apresentado o prompt "login:", informe root e pressione [Enter]. Surgirá o prompt "Password:". Informe a senha do root configurada para o sistema conforme a seção 6.7.