linuxman.gif (21978 bytes)

Voltar ao Índice


2 AS NOVAS FACILIDADES DO CRHL MARUMBI

Este capítulo refere-se aos novos aspectos do Conectiva Red Hat Linux Marumbi.

2.1 Melhorias relativas à instalação

Muitas mudanças foram feitas para facilitar a instalação do Conectiva Red Hat Linux. Veja:

2.1.1 Rastreamento automático do dispositivo PCI

O programa de instalação pode rastrear computadores com dispositivos PCI. Se desejar, a auto-investigação pode ser desabilitada no modo avançado de instalação.

2.1.2 Modo avançado de instalação

Digitando-se expert no prompt inicial de inicialização (boot:) o programa de instalação será executado no modo avançado. Este modo ativa o programa de instalação em um estilo muito similar ao usado no Conectiva Red Hat Linux Parolin. Desta maneira o novo código auto-rastreador é substituído pela caixa de diálogo que permite que o usuário entre com diversas informações. Estas caixas de diálogo também incluem um campo permitindo ao usuário informar parâmetros que são passados para os drivers. Portanto, se uma configuração de hardware requerer opções para os módulos, deve ser usada a instalação de modo avançado.

2.1.3 Modo de instalação rápida

É possível automatizar a instalação do Conectiva Red Hat Linux através do modo de instalação rápida. Em vez de fazer perguntas ao usuário durante a instalação, o modo de instalação rápida lê um arquivo que contém todas as informações necessárias para instalar o Conectiva Red Hat Linux . Este modo é útil quando forem realizadas várias instalações de configuração similar. Para maiores informações sobre o modo de instalação rápida, consulte o arquivo /doc/README.ks no CD-ROM do Conectiva Red Hat Linux.

2.1.4 Configurando as partições e pontos de montagem

Antes, o programa de instalação usava fdisk para criar partições e uma série de caixas de diálogos para definir pontos de montagem. Enquanto que a funcionalidade está ainda disponível no Conectiva Red Hat Linux Marumbi, há uma alternativa. O Disk Druid possibilita a definição dos pontos de montagem e configuração de partição em uma única tela. Além disso, o Disk Druíd suporta o conceito de "crescimento de partições" - que podem crescer até um tamanho mínimo alocado do espaço restante no disco rígido.

Para maiores informações sobre o Disk Druid , veja a seção 5.3.1

2.1.5 Configurando serviços na inicialização

Na versão anterior do Conectiva Red Hat Linux , ao se instalar um serviço particular (como bind, samba, etc), o serviço de configuração automatiza a inicializacão, uma vez que esta instalação esteja completada e o sistema reinicializado. Agora, é possível selecionar, durante a instalação, quais serviços devem ser inicializados e quais não devem.Durante a instalação, você deve selecionar quais serviços devem ser inicializados automaticamente.

Para maiores informações , veja a Seção 6.5.

2.1.6 Melhoria na configuração XFree86

O utilitário de configuração xconfigurator do XFree86 foi melhorado substancialmente. Ela tentará agora rastrear seu sistema para determinar automaticamente que tipo de placa de vídeo está instalada. Além disso, o xconfigurator determinará agora a melhor resolução e quantidade de cores para sua configuração de hardware.

2.2 Novas ferramentas de usuário

Uma dificuldade para novos usuários do Conectiva Red Hat Linux é que muitas tarefas podem somente ser executadas pelo superusuário root, através do conhecimento de um enigmático grupo de comandos. Para facilitar isto, existem diversas novas ferramentas que podem ser usadas por qualquer usuário para executar as tarefas mais comuns, como:

2.2.1 Dados de usuários

A ferramenta de dados de usuário é usado para informar os dados do usuário localizados no arquivo passwd. A figura 1 mostra o seu funcionamento.

Figura 1: Dados do usuário

Podem ser informados os seguintes dados:

( Full Name ) : Nome Completo

( Office ) : Empresa

( Office Phone ) : Telefone comercial

( Home Phone ) : Telefone residencial

( Shell ) : shell

Para usar esta ferramenta, digite /usr/bin/userinfo.

2.2.2 Senhas de usuário

Como o nome indica, a ferramenta de senha do usuário é usada para mudar senhas. A ferramenta exibe uma mensagem identificando o usuário cuja senha está sendo mudada, em seguida solicita a senha atual e nova senha. Para usar esta ferramenta, digite /usr/bin/userpasswd.

2.2.3 Montagem de sistemas de arquivos

Este programa é executado facilmente para montar e desmontar sistemas de arquivos. Ele mostrará os botões Mount e Format para cada sistema de arquivos no /etc/fstab que tiver sido configurado com a opção user. Na figura 2, o drive do CD-ROM está sendo montado (ele pode ser desmontado com um click no botão Unmount). O botão Format é ativado para todo tipo de mídia gravável e desmontada, e formatará a mídia quando pressionado.

Figura 2 : Montagem de Sistemas de Arquivos

Para usar esta ferramenta, digite /usr/bin/usermount. 2.2.4 Utilitário de interface de rede

É muito fácil inicializar e finalizar as interfaces de rede com o uso desta ferramenta. Toda a interface de rede disponível para usuários será apresentada, e em seguida, com um botão colorido representa a sua condição (veja na figura 3). Clicando-se no botão Toogle Interface pode-se reverter o status da interface de ativo para inativo, e vice-versa. Clicando no botão Status Info, o status da interface será atualizado.

Figura 3: Utilitário de interface de rede.

Para usar esta ferramenta, digite /usr/bin/usernet.

2.3 Melhorias relacionadas com a administração do sistema

O Conectiva Red Hat Linux Marumbi possui as seguintes características dirigidas a administradores de sistemas:

2.3.1 Sistema baseado em Glibc

O Conectiva Red Hat Linux Marumbi está baseado em uma biblioteca mais atualizada conhecida como glibc. As vantagens são:

  1. É uma biblioteca mantida em atividade constante, desta forma a glibc é mais estável.
  2. A glibc foi considerada por muitas pessoas, uma grande melhoria, pelo seu ótimo desempenho.
  3. A mesma biblioteca pode ser usada em todas as plataformas do Conectiva Red Hat Linux.
  4. A glibc suporta threads e internacionalizações.

2.3.2 Aperfeiçoamento dos utilitários shadow

O suporte a shadow teve um aumento significativo no Conectiva Red Hat Linux Marumbi. O pacote shadow-utils contém várias utilidades: