linuxman.gif (21978 bytes)

Voltar ao Índice

8 DOCUMENTAÇÃO

O Conectiva Red Hat Linux tem incluso milhares de páginas de documentação on-line construídas para ensinar como utilizar o sistema. As páginas Man (manuais), documentos de informação e arquivos texto incluídos apresentam informações sobre todos os aspectos do Conectiva Red Hat Linux. Para maiores informações está incluído ainda a documentação do Projeto de Documentação do Linux. Alguns destes textos estão traduzidos para o português, porém muitos ainda permanecem em inglês. A Conectiva e um grupo de colaboradores estão trabalhando e esperam, nas próximas versões, apresentar maior quantidade de textos traduzidos.

8.1 Help On Line

Quando você estiver procurando ajuda sobre comandos e mensagens de erro, faça uma pesquisa no proprio sistema.

8.1.1 Páginas de manual

A maioria dos comandos disponíveis no sistema tem associado uma página de manual (man page). Essa documentação pode ser obtida instantaneamente toda vez que haja alguma dúvida. Por exemplo se há alguma dúvida com o comando ls, basta informar man ls e a página de manual do comando será apresentada. As páginas de manual são visualizadas através do programa less, aplicando-se então todas as suas opções, tais como:

Algumas vezes pode ser necessário imprimir as páginas do manual. Caso a impressora não tenha capacidade de postscript e se queira simplesmente imprimir o arquivo em formato ASCII, pode ser utilizado o comando:

man COMANDO | lpr

Caso uma impressora postscript esteja disponível, pode-se utilizar o comando:

man -t COMANDO | lpr

Em ambos os casos é necessário substituir COMANDO pelo comando do qual se deseja ajuda.

Algumas vezes os comandos podem ter mais de uma página ou podem existir funcionalidades diferentes. As páginas de manual estão ordenadas da seguintes forma:

Seção

Conteúdo

01

Comandos de usuário

02

Chamadas do sistema

03

Chamadas de bibliotecas

04

Devices

05

Formatos de arquivos

06

Jogos

07

Diversos

08

Comando do sistema

09

Chamadas internas do kernel

Imaginemos, por exemplo, que necessitamos acessar a página do swapon. Ao se executar o comando man swapon obtém-se a página da chamada de sistema swapon(2), a qual é uma função utilizada em programas C para ativar as funções de swap. Utilizando-se a tabela acima, pode-se verificar que um comando do sistema está na seção 8. Pode-se então informar o comando man 8 swapon para obter-se as páginas de manual deste comando. Isso ocorre porque as páginas do manual são recuperadas na ordem em que se encontram no diretório.

Pode-se ainda pesquisar as páginas de manual por segmentos de texto, através do comando man -k texto. Esse recurso não funcionará até que o banco de dados makewathis seja criado. Sob o Conectiva Red Hat Linux isso é feito à noite, por um programa executado automaticamente pelo sistema. Caso o sistema não permaneça ligado à noite pode-se criar o banco de dados através do seguinte comando (como superusuário root):

/etc/cron.weekly/makewhatis.cron

Uma vez criado o banco de dados o comando man –k swapon retornará o seguinte resultado:

# man -k swapon

swapon, swapoff (2) - start/stop swapping to file/device

swapon, swapoff (8) - enable/disable devices and files for paging and swapping

É possível observar que as seções (2) e (8) são referenciadas para swapon, assim como para swapoff neste caso.

8.1.2 Documentação de pacotes

Muitos pacotes de software têm o arquivo README e outras documentações integradas. Conectiva Red Hat Linux utiliza os subdiretórios sob /usr/doc como local padrão para o armazenamento, sem que seja necessário instalar todos os fontes para acessar a documentação.

O nome do subdiretório dependerá do pacote que se esteja buscando. Cada pacote que tenha documentações extras criará um diretório chamado nome-versão-release. Por exemplo o pacote tin pode estar na versão 1.22 e release número 2. O caminho para a documentação será /usr/doc/tin-1.22-2.

Em sua maioria a documentação está em arquivos padrão ASCII. Ao se utilizar o comando rpm -qdf /etc/sendmail.cf pode-se obter toda a documentação dos pacotes contidos no arquivo sendmail.cf sem a necessidade de verificar-se versões ou releases ou mesmo os pacotes envolvidos.

Ainda pode-se obter acesso à documentação através do comando

rpm -qdf `which COMANDO`

Onde COMANDO é o comando que se queira buscar ajuda.

8.1.3 HOWTOs e FAQs

O conteúdo do Projeto de Documentação do Linux (LDP) está disponível no diretório /usr/doc.

O diretório /usr/doc/HOWTO contém versões em arquivos ASCII de todos os HOWTOs disponíveis na época de impressão do CD-ROM. Para utilizá-los tem-se que executar o comando gunzip para descompactá-los ou então utilizar o comando:

zcat HAM-HOWTO.gz | more

O diretório /usr/doc/HOWTO/mini contém versões de todos os mini-HOWTOs disponíveis. Não estão compactados e podem ser acessados normalmente. /usr/doc/HTML contém versões HTML de todos os HOWTOs e dos guias Instalação do Linux e Linux para Iniciantes. Para visualizá-los basta utilizar um browser WWW como por exemplo o redbaron, arena ou netscape.

Por exemplo:

cd /usr/doc/HTML

arena index.html

O diretório /usr/doc/FAQ contém uma versão ASCII (e algumas versões HTML) de FAQs mais utilizados, incluindo o RedHat-FAQ.

8.1.4 O comando locate

Quando não se conhece o nome completo do comando ou arquivo que se busca, pode-se normalmente encontrá-lo através do comando locate. Este comando utiliza uma base de dados para localizar todos os arquivos no sistema. Normalmente esta base é construída automaticamente toda noite, desde que o Linux esteja ativo. Caso isso não ocorra é possível criá-la através do comando (executado como superusuário root):

/etc/cron.daily/updatedb.cron

Caso se necessite encontrar tudo o que se refira aos arquivos finger, basta executar:

locate finger

E a resposta será algo como:

/usr/bin/finger

/usr/lib/irc/script/finger

/usr/man/man1/finger.1

/usr/man/man8/in.fingerd.8

/usr/sbin/in.fingerd

Cabe ressaltar que a resposta é dada através do nome e rota completa do arquivo.

8.1.5 Info

Enquanto as páginas de manual utilizam técnicas simples de apresentação de documentos, as funções info são muito mais poderosas. Elas provêm funções de hipertexto, tornando mais simples a leitura de grandes documentos, além de disponibilizarem diversas ferramentas para o criador de documentos. Há diversos em formato info no Conectiva Red Hat Linux (especialmente alguns do Projeto GNU).

Para acessar a documentação, basta utilizar o programa info sem argumentos. Será apresentada uma lista dos documentos disponíveis. Caso nada seja encontrado é porque provavelmente não foram instalados os pacotes de documentação, o que pode ser feito a qualquer momento através do utilitário RPM.

Caso se tenha conhecimento de emacs, pode-se acessar a documentação info através das teclas [Ctrl-h] [Ctrl-i].

Todo texto que esteja destacado de forma luminosa é um link que leva a alguma informação adicional. Utilize [Tab] para mover o cursor para o link e pressione [Enter] para ativá-lo. Pressionando-se [p] retorna para a página anterior, [n] vai para a próxima página e [u] sobe um nível. Para sair basta pressionar [Ctrl-x] [Ctrl-c].

Para aprender como utilizar a documentação info pode-se acessar o programa e verificar as informações constantes na primeira tela.

8.2 Help na Internet

8.2.1 Conectiva

Para os usuários registrados junto à Conectiva o suporte à instalação do Conectiva Red Hat Linux é gratuito, através da lista de discussão chamada suporte, onde além do envio de dúvidas pode-se consultar o histórico e as perguntas mais freqüentes.

Para aqueles que necessitem de um suporte direto, via telefone, Internet ou conexões ponto a ponto a Conectiva dispõe de pacotes de suporte comerciais.

E finalmente para aqueles que buscam treinamento no Conectiva Red Hat Linux, a Conectiva dispõem de linha regular de cursos tanto para principiantes como para usuários mais avançados (http://www.crhl.com.br).

8.2.2 Listas de Discussão Linux

A Conectiva mantém as listas linux-br para discussão sobre assuntos gerais do Linux; a lista LinuxISP-BR, onde são abordados assuntos mais específicos de provedores de acesso e informações na Internet e http://listas.conectiva.com.br/LDP/, mirror do Projeto de Documentação Linux.

É mantida ainda a lista conectiva-announce para recepção de novidades sobre os lançamentos e os trabalhos desenvolvidos pela Conectiva.

Todas as listas são abertas ao público em geral.