linuxman.gif (21978 bytes)

Voltar ao Índice


5 CONTINUANDO A INSTALAÇÃO

5.1 Instalando ou atualizando

Após a opção do método de instalação (e caso a instalação esteja sendo feita via NFS ou volume SMB, após a configuração da rede), é necessário optar entre instalação ou atualização (Veja na figura 15).

Figura 15: Instalando ou atualizando

Normalmente a instalação do Conectiva Red Hat Linux dá-se em um disco rígido sem dados ou conjunto de partições , ou sobre uma instalação anterior do Linux. A instalação do Conectiva Red Hat Linux sobre outras instalações de Linux não preserva nenhuma das partições antigas.

Caso se deseje executar uma instalação completa, escolha instalar, e vá para a seção 5.2.

5.1.2 Atualizando

O processo de instalação do Conectiva Red Hat Linux inclui a habilidade de atualização de versões anteriores do Red Hat Linux (2.0, 2.1,3.0.3, 4.0, 4.1 e 4.2) e do Conectiva Red Hat Linux Parolin, as quais são baseadas na tecnologia RPM. A atualização instala no sistema o kernel 2.0.33 que é modular, além de atualizar as versões dos pacotes já instalados.

O processo de atualização preserva os arquivos de configuração utilizando a extensão .rpmsave (por exemplo sendmail.cf.rpmsave) e cria um arquivo de log com a descrição das ações efetuadas em /tmp/upgradelog. Mudanças de formato de arquivos de configuração podem ocorrer, logo as comparações entre novos e arquivos antigos devem ser feitos de maneira cuidadosa.

Caso se deseje atualizar o Conectiva Red Hat Linux, escolha Atualização.

Observe que algumas atualizações podem depender de outros programas que podem não estar instalados no seu sistema. O processo de atualização cuida dessas dependências, mas pode ser necessária a instalação daqueles programas para que a atualização seja processada normalmente.

5.2 Suporte a SCSI

Após optar pela atualização ou instalação completa, o processo de instalação perguntará se há algum adaptador SCSI no sistema. Caso a opção seja SIM, será apresentada uma lista dos drivers SCSI disponíveis. Escolha o driver mais próximo do seu adaptador SCSI. O processo de instalação possibilitará a informação de opções e parâmetros do driver selecionado. A maioria dos drivers SCSI detecta o hardware automaticamente.

5.3 Criando partições para o CRHL

Neste ponto, é necessário informar ao programa de instalação onde deve ser instalado o CRHL. Isto é feito através da definição dos pontos de montagem definidos para uma ou mais partições nas quais o CRHL será instalado. Pode-se ainda criar e/ou deletar partições ao mesmo tempo.

O programa de instalação apresenta uma caixa de diálogo que permite optar por duas ferramentas de particionamento (veja na figura 16):

Disk Druid – é um novo utilitário do CRHL de gerenciamento de disco durante a instalação. Ele pode criar e deletar partições de acordo com os requisitos do usuário, além de administrar os pontos de montagem para cada partição.

Fdisk – é a tradicional ferramenta de particionamento do Linux. Embora seja mais flexível que o Disk Druid, o fdisk supõe que se tenha alguma experiência com partições.

Figura 16: Selecionando método de configuração de disco

Com exceção de certas situações, o Disk Druid pode manipular os requisitos de particionamento para uma típica instalação do CRHL

Selecione a ferramenta de particionamento que se deseja utilizar, e tecle [Enter]. Se for escolhido o fdisk, vá para a seção 5.3.2 .

5.3.1 Usando Disk Druid

Caso tenha sido selecionado o Disk Druid, será apresentada a tela conforme a figura 17. Embora pareça intimidador a princípio, na verdade não é. Vamos repassar a seguir cada uma das seções do Disk Druid.

Figura 17: Tela Principal do Disk Druid

5.3.1.1 Seção "Partições Atuais"

Cada linha na seção Partições Atuais representa uma partição. Note que esta seção tem uma barra de rolagem à direita, que significa que pode-se ter mais partições do que é exibido em uma única tela. Ao usar as teclas [­] e [¯], pode-se verificar a existência de partições adicionais. Cada linha nesta seção tem cinco campos diferentes:

Ponto de Montagem - Este campo indica onde a partição será montada quando o CRHL estiver instalado e rodando.

Dispositivo -- Este campo exibe o nome do dispositivo das partições.

Necessário – O campo requested mostra o tamanho mínimo requerido quando a partição for definida.

Atual -- O campo atual mostra o espaço atualmente atribuído à partição.

Tipo-- Este campo mostra o tipo da partição.

5.3.1.1.1 Outro tipo de partição

Ao rolar a tela na seção Partições Atuais, pode-se ver uma barra de título Partições Solicitadas Não Alocadas, seguido por uma ou mais partições. Como o título explica, estas são partições que foram definidas, mas, por uma razão ou outra, não foram criadas com algum espaço. Uma razão comum para ter uma partição não atribuída é a falta de espaço livre suficiente para a partição.

5.3.1.2 Seção ''Resumo do Disco Rígido''

Cada linha na seção dos Sumário dos Drives representa um disco rígido no sistema. Cada linha tem o seguintes campos:

5.3.1.3 Botões do Disk Druid

Estes botões controlam ações do Disk Druid. São usados para adicionar e deletar partições, e mudar seus atributo. Além disso, há botões que são usados para aceitar ou descartar as mudanças realizadas, ou sair do Disk Druid.

Add – é usado para criar uma nova partição. Quando selecionado, aparecerá uma caixa de diálogo contendo os campos que devem ser preenchidos.

Add NFS – é usado para incluir um sistema de arquivos somente para leitura a partir de um servidor NFS. Quando selecionado, aparecerá uma caixa de diálogo contendo os campos que devem ser preenchidos.

Edit – é usado para mudar atributos da partição atual, realçado na seção Partições Atuais. Selecionando este botão aparecerá uma caixa de diálogo. Alguns ou todos os campos da caixa de diálogo podem ser mudados, dependendo se a informação da partição já foi gravada no disco ou não.

Delete -- é usado para deletar a partição atualmente destacada na seção Partições Atuais. Quando selecionado, aparecerá uma caixa de diálogo perguntando se confirma a deleção.

Reset -- é usado para descartar todas as alterações feitas pelo Disk Druid, e retornar à lista de partições para leitura dessa tabela de partição(ões) no disco rígido(s). Quando selecionado, pede a confirmação. Note que qualquer ponto de montagem especificado será perdido, e precisará ser reinformado.

Ok -- provoca a gravação das mudanças. Será solicitada a confirmação das mudanças antes da gravação. Qualquer ponto de montagem que tenha sido definido será passado ao programa de instalação, e eventualmente será usado pelo CRHL para definir o layout dos sistemas de arquivos.

Cancelar -- este botão aborta o Disk Druid sem salvar qualquer mudança feita. Quando este botão é selecionado, o programa de instalação apresentará uma caixa de diálogo que permite escolher qual decisão tomar.

Note : é necessário dedicar pelo menos uma partição ao CRHL, e opcionalmente mais. Isto é discutido mais profundamente na seção 3.4.4.

5.3.1.4 Adicionado uma partição

Para adicionar uma nova partição, selecione o botão Adicionar, e tecle [Espaço] ou [Enter]. Aparecerá uma caixa de diálogo entitulada Edição de Nova Partição (veja na figura 18). Ela contém os seguintes campos:

Figura 18: Criando uma nova partição

Ponto de Montagem -- este campo informa o ponto de montagem da partição. Por exemplo, se esta partição deve ser a partição de raiz, digite /, digite /usr para a partição de usr, e assim por diante.

Tamanho (Mb) -- este campo informa o tamanho (em megabytes) da partição. Note que este campo começa com "1'' , quer dizer que a menos que seja alterado será criada uma partição de 1 MB.

Expansível? -- verifica se o tamanho digitado no campo anterior é o tamanho exato da partição, ou seu tamanho mínimo. Tecle [Espaço] para selecionar ou novamente para cancelar a seleção. Quando selecionada, a partição crescerá para preencher todo espaço disponível no disco rígido. Neste caso, o tamanho da partição expandirá e contrairá à medida que outras partições sejam modificadas.

Tipo -- este campo contém uma lista de diferentes tipos de partição. Selecione a partição usando as teclas [­] e [¯].

Drives Permitidos -- este campo contém uma lista de discos rígidos instalados no sistema, com um caixa de seleção para cada uma. Se uma caixa de seleção não for ativada, então esta partição nunca será criada naquele disco rígido. Através do uso de diversas caixas de seleção, pode-se definir a localização das partições, ou deixar o Disk Druid decidir a sua melhor localização.

Ok – selecione este botão e tecle [Espaço] quando tiver concluído e desejar criar a partição.

Cancel - selecione este botão e tecle [Espaço] quando não quiser criar a partição.

5.3.1.4.1 Problemas durante a adição de partições

Se a tentativa de adicionar uma partição não pôde ser executada, será apresentada uma caixa de diálogo como na figura 19. Na caixa estão listadas algumas partições que estão atualmente sem atributos. Selecione o botão de Ok, e tecle [Espaço] para continuar. Note que a partição sem atributos também está exibida na tela principal do Disk Druid.

Figura 19: Aviso de partição sem atributos

5.3.1.5 Deletando a partição

Para deletar uma partição, realce a partição na seção Partições Atuais, selecione o botão Deletar, e tecle [Espaço]. Deverá ser confirmada ou não a deleção.

5.3.1.6 Alterando a partição

Para alterar as configurações da partição, realce a partição na seção Partições Atuais, selecione o botão Editar, e tecle [Espaço]. Será apresentado uma caixa de diálogo conforme a figura 16. Faça as alterações apropriadas, selecione Ok, e tecle [Espaço].

Nota: Se já existe a partição no disco rígido, será possível somente alterar o ponto de montagem da partição. Para alterar outras características será necessário deletar a partição e recriá-la.

5.3.1.7 Adicionado um ponto de montagem NFS

Para adicionar um sistema de arquivos somente para leitura de um servidor NFS, selecione o botão Aicionar NFS, e tecle [Espaço]. Caso não tenha sido selecionado um método relacionado à instalação via rede, várias caixas de diálogo referentes à configuração de rede (para maiores informações retorne a seção 4.4.5) serão paresentadas. Preencha-as apropriadamente. Será apresentada uma caixa de diálogo entitulada Editar Ponto de Montagem de Rede (veja na figura 20). Nesta caixa de diálogo é preciso digitar o nome do servidor NFS, o caminho do sistema de arquivos exportado, e o ponto de montagem para o sistema de arquivos. Selecione o botão OK ou Cancel, conforme o desejado , e tecle [Espaço].

Figura 20: Adicionado um NFS Mount

5.3.1.8 Começando

Caso se deseje abandonar qualquer alteração feita pelo Disk Druid, basta selecionar o botão Reset, e teclar [Espaço]. Você deverá confirmar esta ação. Caso se selecione SIM, o Disk Druid lerá as tabelas de partições (se existir alguma) de cada disco rígido, e as exibirá. Selecionando NÃO permite retornar à tela principal do Disk Druid.

5.3.1.9 Cancelando

Caso se prefira usar o fdisk, selecione Cancel, e tecle [Espaço]. Pode-se então selecionar fdisk da caixa de diálogo Disk Setup.

Finalizando...

Uma vez terminada a configuração das partições e pontos de montagem, será apresentada a tela conforme a figura 21. Selecione OK, e tecle [Espaço]. Então vá para a seção 5.4.

Figura 21: Partições e pontos de montagem

5.3.2 Usando fdisk

Uma vez selecionado fdisk, será apresentada uma caixa de diálogo entitulada Partições (veja na figura 22). Nesta caixa estão listados todos os discos disponíveis. Mova o realce para o disco que se deseje particionar, selecione Edit, e tecle [Espaço]. Informe fdisk e poderá particionar o disco selecionado. Repita este processo para cada disco você quiser particionar. Quando estiver pronto, selecione Pronto.

Figura 22: Selecionando disco de partição

5.3.2.1 Uma vista geral do fdisk

O utilitário fdisk inclui auxílio online de extrema utilidade.

Seguem algumas indicações:

Por favor observe que nenhuma das mudanças terão efeito até que sejam salvas e saia-se do utilitário fdisk utilizando o comando w. Pode-se sair do fdisk sem salvar as opções utilizando-se o comando q.

Figura 23: Amostra das informações do fdisk

5.3.2.2 Numerando partições

O Conectiva Red Hat Linux referencia-se às partições de disco utilizando uma combinação de letras e números que podem parecer um pouco confusas para usuários menos experientes. Segue um pequeno sumário:

Letras

Denominam o equipamento em que a partição está configurada, por exemplo /dev/hda (o primeiro disco IDE) ou /dev/sdb (o segundo disco SCSI).

Números

Denominam a partição. As primeiras das quatro (primárias ou estendidas) partições são numeradas de 1 até 4. Partições lógicas iniciam em 5. Por exemplo /dev/hda3 é a terceira partição primária ou estendida no primeiro disco IDE; /dev/sdb6 é a segunda partição lógica no segundo disco SCSI.

5.3.2.3 Alterando a tabela de partições

Após particionar o disco rígido, selecione Pronto, e aparecerá a mensagem indicando que o processo de instalação necessita reinicializar o sistema. É um procedimento normal após a alteração dos dados de partição do disco rígido. Isso normalmente acontece se foi criada, alterada ou excluída alguma partição. Após pressionar OK, o sistema será reinicializado. Siga os passos de instalação realizados até o momento da definição das partições do disco rígido, bastando então pressionar Pronto.

5.3.3 Configuração do Sistema de Arquivos

Como o Conectiva Red Hat Linux pode estar distribuído por diversas partições, é necessário definir a localização dos sistemas de arquivos nas partições.

5.3.3.1 Selecionando a partição root

Se estiver executando uma instalação total, o processo apresenta uma lista das partições Conectiva Red Hat Linux encontradas e solicita a indicação da partição root. Na partição root (ou sistema de arquivos do root) residem os dados necessários para inicializar o Conectiva Red Hat Linux. É montado no / (diretório root ou raiz) quando o sistema carrega.

Selecione a partição root desejada e pressione [Enter].

Se estiver executando uma atualização, o processo de instalação tentará localizar a partição root automaticamente. Caso seja encontrada o processo irá para o próximo passo.

5.3.3.2 Outras partições

A próxima caixa de diálogo apresenta uma lista das demais partições do disco rígido (incluindo partições MS-DOS e outras que possam ser lidas pelo Conectiva Red Hat Linux), permitindo relacionar essas partições com outros sistemas de arquivos do CRHL.

As partições relacionadas serão automaticamente montadas quando o Conectiva Red Hat Linux for inicializado. Selecione a partição desejada, pressione [Enter] (ou escolha Editar), e informe o ponto de montagem para aquela partição, por exemplo /usr ( figura 25).

Adicionalmente o Conectiva Red Hat Linux permite que sejam montados volumes NFS quando o sistema é inicializado, o que permite que a árvore de diretórios seja compartilhada através da rede. Escolha Adicionar NFS, informe o nome do servidor NFS, o caminho do volume NFS e o ponto de montagem para o volume ( figura 26).

Figura 24: Partição Root

Figura 25: Configurando Sistemas de arquivos

Figura 26: Adicionando um ponto de montagem NFS

5.4 Inicializando a área de swap

Após criar as partições para o Conectiva Red Hat Linux, o processo de instalação procura por partições de swap. Caso sejam localizadas, ele solicita que sejam inicializadas. Selecione a partição desejada utilizando [Barra de espaços]. É aconselhável acionar o check para verificação de blocos defeituosos. Escolha OK.

Caso o processo de instalação não encontre a partição de swap, esteja seguro que a partição tenha sido criada. em caso de dúvida consulte a seção 5.3.

5.5 Formatando partições

O próximo diálogo apresenta uma lista de partições para formatação. Muitas partições devem ser formatadas, especialmente as recém criadas, porém partições como /home ou /usr/local não necessitam ser formatadas caso se deseje manter os dados lá gravados. Selecione cada uma das partições a formatar e pressione [Barra de espaços]. É aconselhável acionar o check para verificação de blocos defeituosos. Escolha OK.

5.6 Selecionando e instalando pacotes

Após a configuração e formatação das partições, os pacotes podem ser instalados. Pode-se selecionar os componentes do sistema de acordo com as funções dos grupos de pacotes, selecionar-se pacotes individualmente ou selecionar-se uma combinação dos dois.

5.6.1 Selecionando componentes do sistema

Grupos de pacotes de componentes do sistema estão agrupados de acordo com as funções que o Conectiva Red Hat Linux pode executar. Por exemplo Desenvolvimento em Linguagem C, Estação de Trabalho em Rede ou Servidor Web. Selecione cada componente que deseje instalar e pressione [Barra de Espaço]. Selecionando Tudo instalará todos os pacotes disponíveis no Conectiva Red Hat Linux (figura 27).

Caso se deseje selecionar ou cancelar a seleção de pacotes individuais assim como de componentes do sistema, escolha Seleção Individual de Pacotes.

Figura 27: selecionando componentes do sistema

5.6.2 Selecionando pacotes individuais

Após selecionar os componentes que se deseje instalar, é possível a seleção ou cancelamento individual de pacotes. O programa de instalação apresenta uma lista de grupos de pacotes disponíveis. Selecione um grupo para examinar e pressione [Enter]. O processo de instalação apresenta uma lista de pacotes daquele grupo, que podem ser selecionados ou cuja seleção pode ser cancelada utilizando-se a tecla [Barra de espaço]. Pode-se ainda ser visualizada uma descrição completa dos pacote pressionando-se [F11] (veja na figura 28).

Quando a seleção estiver completa, basta pressionar OK na caixa de diálogo Selecionando Grupo.

Observe que alguns itens (tais como o kernel e certas bibliotecas) são necessários para toda a instalação do Conectiva Red Hat Linux, não podendo ser selecionados ou cancelados.

Figura 28: selecionando pacotes

5.6.3 Dependências entre pacotes

Muitos softwares, para funcionarem perfeitamente, dependem de outros softwares ou bibliotecas instalados no sistema. Por exemplo, muitas das ferramentas gráficas de administração do Conectiva Red Hat Linux necessitam dos pacotes python e pythonlib. Para assegurar-se da existência de todos os pacotes necessários ao funcionamento do software, o Conectiva Red Hat Linux verifica todas as dependências a cada instalação ou desinstalação de um pacote.

Após concluir a seleção dos pacotes a instalar, o processo de instalação verificará a lista de softwares selecionados e suas dependências. Caso tenha sido selecionado um software cuja dependência não tenha sido selecionada, será apresentada uma lista das dependências não resolvidas, proporcionando a possibilidade de resolvê-las (veja na figura 29). Caso seja selecionado OK, o programa resolverá automaticamente as dependências selecionando os pacotes necessários da lista de softwares disponíveis.

Figura 29: dependências entre pacotes

5.6.4. Instalação de pacote

Após resolver todas as dependências, o programa de instalação inicia a instalação dos pacotes e cria um arquivo de log em /tmp/install.log com as mensagens de instalação do Conectiva Red Hat Linux. Selecione Ok e tecle [Barra de espaço] para continuar.

Neste ponto, o programa de instalação formatará cada partição que você selecionar. Isto pode levar vários minutos (e levará mais tempo se você selecionar a verificação para blocos defeituosos).

A seguir o programa de instalação começa a instalar os pacotes. Uma janela entitulada como Status da Instalação é exibida com a seguinte informação:

Se você estiver instalando via FTP, uma caixa de mensagem aparecerá a cada pacote que for recuperado do site de FTP.

Neste ponto não há nada que você possa fazer até que todos os pacotes sejam instalados. O tempo necessário depende do número de pacotes que você selecionou e da velocidade do computador. Depois de instalados os pacotes, vá ao próximo capítulo para finalizar a sua instalação do CRHL.