linuxman.gif (21978 bytes)

Voltar ao Índice

B - INSTALAÇÃO POR DISQUETES

É necessário algumas vezes criar ou recriar o disquete de boot ou suplementar, criando um arquivo image.

Como o nome indica, um arquivo image é aquele que contém uma cópia exata (ou imagem) do conteúdo do disquete. Como o disquete contém informações do sistema de arquivos, além dos dados contidos nos arquivos, o arquivo de imagem não é útil até que seja gravado em um disquete.

Para criar os discos de instalação (boot e suplementar), são necessários dois discos vazios, formatados, de alta densidade (1.44 Mb), 3 ½ polegadas. As imagens dos discos estão localizadas no diretório /images no CD Conectiva Red Hat Linux ou no site FTP de onde a instalação esteja ocorrendo.

B.1 Gerando discos sob MS-DOS

Para gerar os discos sob o MS-DOS, pode-se executar o utilitário rawrite incluído no CD Conectiva Red Hat Linux, no diretório dosutils.

Inicialmente etiquete um disco formatado de 3 ½" com o nome de disco de boot ou algo similar e insira na unidade de disco flexível. Após execute os seguintes comandos (presumindo que o seu CD seja o drive d:):

C:\>d:

D:\>d \images

D:\dosutils\rawrite.exe

Enter disk image source file name: ..\images\boot.img

Enter target diskette drive: a:

Please insert a formatted diskette into drive A: and press -- ENTER-- :[Enter]

D:\dosutils>

O utilitário inicialmente solicitará o nome do arquivo do disco image, onde deverá ser informado boot.img. Após solicitará o drive de gravação, onde deverá ser informado a:. Para gerar o disco suplementar, etiquete um segundo disco com a inscrição disco suplementar e execute o rawrite novamente, desta vez informando supp.img no nome do arquivo do disco image.

B.2 Gerando discos no CRHL

Para gerar os discos sob o Conectiva Red Hat Linux, é necessário que se tenha permissão de gravação no /dev/fd0 (a unidade de disco flexível). Inicialmente etiquete um disco formatado de 3 ½" com o nome de disco de boot ou algo similar e insira na unidade de disco flexível (mas não monte). Monte o CD Conectiva Red Hat Linux, vá para o diretório images e execute o seguinte comando:

dd if=boot.img of=/dev/fd0 bs=1440k

Para gerar o disco suplementar, etiquete um segundo disco com a inscrição disco suplementar e insira na unidade de disco flexível e execute o seguinte comando:

dd if=supp.img of=/dev/fd0 bs=1440k